terça-feira, 18 de maio de 2010

Instalando o MySQL 5.1 no Ubuntu 10.04 LTS Server

Ontem instalei o MySQL no Ubuntu 10.04 LTS Server e o procedimento foi bem simples. O passo a passo explicado abaixo foi realizado utilizando uma máquina virtual (VMWare) e esta tinha acesso a internet através de NAT.

Minha instalação do ubuntu estava limpa, então tive que editar a lista de recursos para que o apt me oferecesse todos os pacotes necessários. Para isso executei o comando:

sudo pico /etc/atp/sources.list

removi os comentários de repositórios indisponíveis (para isto basta remover o caracter # da linha a ser descomentada). Fechei o arquivo (ctrl + x) e mandei que salvasse na saída (ctrl + s).

Após atualizar o arquivo sources.list, executei o comando para que o apt verificasse os novos repositórios e disponibilizasse os softwares para instalação:

sudo apt-get update

Neste ponto o sistema operacional estava pronto para a instalação do MySQL, o qual foi executado com o seguinte comando:

sudo apt-get install mysql-server-5.1 libmysqlclient16-dev

Quando terminamos a instalação da base de dados o serviço é automaticamente inicializado. Para verificar se este foi inicializado com sucesso podemos verificar se existe alguma porta ouvindo requisições para o mysql através do comando:

netstat -tap

Caso este não tenha sido inicializado podemos fazê-lo através do comando:

sudo service mysql start

Por questões de segurança o MySQL permite conexões apenas do localhost (default bind address). Para aceitarmos conexões de endereços externos devemos abrir o arquivo my.cnf através do comando:

sudo pico /etc/mysql/my.cnf

e comentar a linha:

bind-address = 127.0.0.1

Para comentar a linha basta adicionar um # no começo:

# bind-address = 127.0.0.1

Após todas essas alterações reiniciei o serviço utilizando o comando

sudo service mysql restart

Para reforçar um pouco a segurança do servidor de base de dados efetuei alguns procedimentos básicos. Primeiramente conectei no Mysql através do seguinte comando:

mysql -u root -p

O prompt bash mudou para:

mysql>

indicando que estava dentro do aplicativo cliente, conectado ao MySQL. Então executei um comando para indicar que gostaria de utilizar a base de dados mysql:

use mysql;

Após executar este comando, executei um procedimento para remoção de possíveis contas de usuário guest (convidado) e atualizar os privilégios:

DELETE FROM user WHERE user='';
FLUSH PRIVILEGES;
EXIT;

Depois de executar estes procedimentos a configuração básica do servidor MySQL na minha máquina virtual estava disponível para uso. Futuramente colocarei instruções para reforçar a segurança da base de dados.

2 comentários:

  1. show cara!
    tem bastante informações legais!
    to acompanhando o blog!

    ResponderExcluir
  2. Opa meu velho...

    obrigado. Estou devendo um post ensinando a criar uma máquina virtual com o ubuntu server 10.04 LTS. Desse fim de semana não passa.

    Depois também vou ver se te entrego uma máquina virtual pronta.

    Abração.

    ResponderExcluir