Ontem estava discutindo com um amigo sobre qual seria a melhor estrutura de instalação para um software no sistema operacional linux, e então resolvi fazer uma pesquisa simples á respeito do assunto. Simplificando a explicação, vamos utilizar como exemplo um servidor de aplicações (i.e. Weblogic). Em um cenário ideal, colocaríamos o software em /usr, os arquivos de configuração em /etc, as aplicações do servidor em /srv e por fim os logs em /var/log.
Esta seria a estrutura ideal porém muitos aplicativos não permitem tal divisão. Como exemplo disso temos o JBoss Application Server, que até a versão 5.1 não permitia que os arquivos de configuração fossem colocados em /etc. Neste caso, muitas vezes o problema pode ser resolvido colocando o seu software em /usr/local ou /opt. Este procedimento não é a melhor opção, mas ainda assim é uma prática válida.
Existe um site destinado a explicar a hierarquia de sistema de arquivos para linux (http://proton.pathname.com/fhs/) e este descreve as melhores práticas para instalação de softwares em estrutura linux para desenvolvedores e administradores de servidores.
Referências:
http://chiralsoftware.com/linux-system-administration/jboss-server-deployment.seam
Nenhum comentário:
Postar um comentário