terça-feira, 25 de setembro de 2012

Bumblebee no Fedora 17 64 bits - Dell XPS 15z

Eu estava configurando a aceleração gráfica do meu dell xps no Fedora 17 e comecei a estudar qual seria a melhor forma de resolver. Durante a minha pesquisa, encontrei diversos artigos mencionando a utilização de uma solução da NVidia denominada Optimus para controlar quando utilizar a placa de video com memória dedicada e quando utilizar a alternativa com memória integrada.

Mas como assim? Seu notebook têm duas placas de vídeo? Sim, e esta estratégia é utilizada para economia de energia. Quando a máquina entra em "modo econômico", utiliza uma placa intel compartilhada e quando precisa de poder gráfico, utiliza a placa de vídeo NVidia (no meu caso uma 540m).

Tentei configurar o Bumblebee/Optimus de diversas formas diferentes, sendo que todas elas solicitavam que eu alterasse o xorg.conf, instalasse o akmodnivdia, etc. Dentre as minhas pesquisas acabei encontrando um processo bem simples para resolver o problema com poucos comandos. Inicialmente precisamos adicionar alguns repositórios ao yum, através do seguinte comando:

sudo yum -y --nogpgcheck install http://install.linux.ncsu.edu/pub/yum/itecs/public/bumblebee-nonfree/fedora17/noarch/bumblebee-nonfree-release-1.0-1.noarch.rpm

sudo yum -y --nogpgcheck install http://install.linux.ncsu.edu/pub/yum/itecs/public/bumblebee/fedora17/noarch/bumblebee-release-1.0-1.noarch.rpm

Após executarmos os comandos descritos acima, precisamos instalar o bbswitch, o bumblebee e o bumblebee-nvidia, conforme demonstrado abaixo:

sudo yum -y install bbswitch bumblebee

sudo yum -y install bumblebee-nvidia

Reinicie sua máquina e pronto! Para testar, basta executar os comandos demonstrados abaixo:

glxgears

A execução acima não utiliza aceleração gráfica, e no meu caso apresentou o seguinte número de FPS:

302 frames in 5.0 seconds = 60.276 FPS
300 frames in 5.0 seconds = 59.818 FPS

E para testar a execução com aceleração gráfica, vamos executar o comando:

optirun glxgears

Este caso apresentou o seguinte FPS, melhorando considerávelmente a execução, como podemos ver:

2696 frames in 5.0 seconds = 539.101 FPS
2761 frames in 5.0 seconds = 552.123 FPS
2778 frames in 5.0 seconds = 555.365 FPS


Nenhum comentário:

Postar um comentário